O tempo de processamento para um green card pode variar muito a depender da categoria do requerimento, do país de origem do requerente entre outros fatores.
Usando a categoria do green card baseado em relação familiar como exemplo, temos que:
O cônjuge, filhos solteiros menores de 21 anos ou pais de um cidadão dos EUA são imigrantes classificados como parentes imediatos (immediate relatives), o que significa que, para eles, os vistos também estão imediatamente disponíveis. Não há período de espera para um visto se tornar disponível. Em outras palavras, uma vez que a petição I-130 (petition for alien relative) é aprovada, o imigrante já pode dar entrada no pedido de green card, seja através do ajuste de status (adjustment of status) ou por meio do processamento consular (consular processing).
Ocorre que, para certas categorias de imigrantes - como para um irmão, filho casado ou filha casada ou filhos adultos (a partir de 21 anos de idade) de um cidadão dos EUA, ou para um cônjuge, filho solteiro ou filha solteira de um residente legal permanente - são atribuídas categorias de preferência para a espera de um visto. Isso significa que, após a aprovação da petição I-130, o imigrante deve esperar um visto se tornar disponível para, somente então, requerer o seu green card. E isso por levar muitos anos considerando que, a cada ano, um número limitado de vistos de imigrantes é liberado para cada uma destas categorias de preferência, sendo certo que o lugar na fila somente é garantido com o recebimento e aprovação das petições I-130.
Comments