top of page

Ser um imigrante indocumentado pode afetar o meu pedido de green card?

A resposta depende muito de como o imigrante entrou nos EUA, há quanto tempo está indocumentado e outras circunstâncias específicas.


Aqui estão alguns pontos-chave:


Entrada sem inspeção:


Se o imigrante entrou nos EUA sem ser inspecionado por um oficial de imigração (cruzou a fronteira ilegalmente, por exemplo), ele geralmente não é elegível para solicitar um green card de dentro dos EUA por meio de "ajuste de status" (adjustment of status). Ele deverá deixar os EUA e solicitar um green card por meio de processamento consular em seu país de origem. O processamento consular pode desencadear outras complicações considerando que, do momento em que o imigrante deixar o país, estará sujeito à situação descrita no parágrafo logo abaixo.


Presença ilegal:


Se um imigrante indocumentado acumulou presença ilegal nos EUA e depois deixou o país, ele pode estar sujeito a uma "pena de banimento" de 3 ou 10 anos antes de poder regressar.


Presença ilegal se refere ao tempo em que o imigrante permaneceu nos EUA sem status legal. O "banimento" de 3 anos se aplica se o imigrante esteve presente ilegalmente por mais de 180 dias, mas menos de um ano, e o "banimento" de 10 anos se aplica se ele esteve presente ilegalmente por um ano ou mais.


Isenções ou perdões (waivers): Em alguns casos, isenções ou perdões podem ser obtidos para superar essas barreiras, principalmente se o requerente tiver um parente qualificado (como um cônjuge ou pais cidadãos dos EUA) que sofreriam verdadeira situação de penúria (extreme hardship) se o requerente não recebesse um green card.


Programas e exceções especiais:


Existem certas exceções e programas especiais que podem permitir que imigrantes indocumentados solicitem um green card, apesar da sua situação:


  • Programa de Unidade Familiar ou Status de Proteção Temporária (TPS):

    Alguns imigrantes que têm esses status podem ajustar o status dentro do páis sem necessidade de realizar o processamento pela via consular.


  • Visto U ou VAWA (Violence Against Women Act): Vítimas de certos crimes ou violência doméstica podem ter caminhos para o status legal.



  • Ação Diferida para Chegada na Infância (Deferred Action for Childhood Arrivals): Embora o DACA em si não forneça um caminho para um green card, aqueles que receberam "advance parole" (permissão para viajar e retornar) pelo DACA podem requerer o ajuste de status dentro dos EUA sob certas condições.



  • Casamento com um cidadão dos EUA: O casamento com um cidadão dos EUA é uma das maneiras mais comuns através das quais os imigrantes indocumentados buscam ajustar seu status. Se o imigrante indocumentado entrou nos EUA legalmente (por exemplo, com um visto), mas permaneceu além do prazo, ele pode conseguir ajustar seu status sem deixar os EUA. No entanto, se ele entrou ilegalmente, ele deve deixar o EUA e requerer o green card por meio de processamento consular, o que poderia desencadear a aplicação da "pena de banimento" mencionada acima, fazendo-se necessário protocolar um pedido de isenção ou perdão (waiver).



Green Cards baseados em emprego: ser indocumentado normalmente torna muito difícil, se não impossível, obter um green card baseado em emprego.

Comments


bottom of page